Autora: Samara Veit
Consultora Técnica Comercial Puro Trato
A doença periodontal é um problema de saúde oral muito comum que afeta cães e gatos adultos. É a afecção mais comumente encontrada na prática clínica de pequenos animais, cuja prevalência é de até 85%.
Com etiologia multifatorial, a doença periodontal tem como fator determinante o acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes e tecidos adjacentes com posterior calcificação da mesma. A periodontite atinge as 4 estruturas do periodonto, gengiva, ligamento periodontal, cemento e osso alveolar, além do comprometimento dentário, pode levar ao comprometimento sistêmico, queda da imunidade e redução da expectativa de vida.
Os sinais clínicos associados a essa afecção, são a halitose, salivação excessiva, cálculo dentário, a inflamação e sangramento gengival, anorexia e como consequência o emagrecimento, a dificuldade de mastigar e triturar os alimentos, a mobilidade e a migração dos dentes, a retração gengival e as alterações comportamentais. Em casos mais graves, as bactérias que se encontram na boca do animal, podem alcançar a corrente sanguínea e atingir órgãos como coração, sistema nervoso, fígado, rins e articulações, podendo ocasionar até mesmo a morte do pet.
Atualmente, há vários estudos sendo conduzidos a fim de avaliar a influência nutricional para a saúde bucal. A estratégia padrão para evitar o acúmulo de cálculo é o emprego da raspagem mecânica para limpar os dentes, além disso, uma nova abordagem utiliza a inclusão de fontes minerais nutricionais nos alimentos, que podem proporcionar benefícios, como a diminuição da placa dentária.
Os cuidados com a saúde oral dos animais de estimação são de fundamental importância para garantir o bem estar e aumentar sua expectativa de vida. Um fator de contribuição para a higiene bucal do pet é a alimentação, que interfere de forma mecânica e química nos dentes.
O Hexametafosfato de Sódio é um mineral que forma complexos solúveis com vários produtos. Quando adicionado ao alimento, ele é incorporado na placa dentária durante a mastigação e se dilui na saliva, agindo em toda a cavidade bucal, prevenindo a acumulação do cálculo dentário, inclusive nas superfícies não envolvidas na mastigação. Os estudos demonstram que os cães que utilizaram o Hexametafosfato de Sódio acrescido nas rações secas tiveram redução a formação de cálculo de 60 a 80%.
Sendo assim a adição do Hexametafosfato de Sódio tem ação efetiva e significante na diminuição da formação do cálculo dentário, e pode ser recomendado como alternativa a escovação dental.
Abaixo, linhas da Puro Trato Pet Food que possuem Hexametafosfato de sódio em sua formulação:
http://www.purotrato.com.br/produtos/Natural-Dog-Premium-Especial-Filhotes
http://www.purotrato.com.br/produtos/Natural-Dog-Quality-Premium-Filhotes
http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Trato-Super-Premium-Filhotes
http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Cat-Premium-Filhotes