Autor: Dr. Eduardo Lisbinski
Representante Técnico Comercial Puro Trato
Nos últimos anos a pecuária de corte brasileira evoluiu, com a implementação de novas tecnologias, intensificando dos sistemas produtivos e obtendo maior produtividade por área. Mas entre todas as inovações, no período de acasalamento ainda prevalece a utilização de touros, porem com alto investimento em material genético, animais de raças definidas testados por programas de melhoramento genético conceituados. Desta forma, produtores que trabalham com o objetivo de produção e comercialização de animais ou material genético de alta qualidade deve seguir alguns protocolos para que estes apresentem um peso adequado, bom escore de condição corporal e ausência de problemas de locomoção, principalmente quando são utilizados para monta natural.
A recomendação de um plano nutricional para o preparo de touros para comercialização se baseia em três pilares principais: desenvolvimento corporal, funcionalidade e saúde. O primeiro diz respeito ao crescimento propriamente dito, à apresentação visual deste indivíduo no momento de sua comercialização e principalmente na adequação de sua estrutura corporal para o serviço que prestará como reprodutor. A funcionalidade trata da capacidade locomotora e, da sua adaptabilidade e sua capacidade física. Por último, a produção de um animal longevo, com cascos saudáveis e aprumos corretos, permitindo que este desempenhe suas funções reprodutivas de maneira adequada ao seu potencial.
O plano nutricional adequado para cada realidade é aquele capaz de produzir um touro com todas estas características, com um custo coerente com o objetivo financeiro do criatório. Desta forma, a avaliação do manejo alimentar deve proporcionar aos animais superiores pastagens em boas condições, com preferência no uso de forrageira com melhor produtividade e valor nutricional, e utilização de técnicas de alimentação mais intensivas com fornecimento adicional de suplementos completos. Na produção de touros, há algumas premissas que fazem com que o plano nutricional seja diferente e mais específico, principalmente com o intuito de atender aos eixos da funcionalidade e da saúde do futuro reprodutivo. As exigências nutricionais de manutenção de animais com alta performance são aumentadas e, ainda, devem atender aos aspectos da produção espermática. Desta forma a nutrição deve ser rigorosamente balanceada, entre proteína-energia, carboidratos, vitaminas e minerais. A utilização de suplementos e rações devem ser de alta qualidade e performance, muito bem equilibrados.
A Puro Trato Nutrição Animal detém, rações prontas para uso, formuladas para atingir o máximo crescimento e desempenho reprodutivo. Apresentam em suas composições: cereais selecionados, vitaminas, minerais, antioxidantes, reguladores do pH ruminal e aditivos melhoradores de desempenho. Em suas formulações apresentam múltiplas partículas de cereais pré-cozidos, peletizados e laminados, banhados em melaço, proporcionando alta palatabilidade, digestibilidade e ganho de peso. Apresentam diferentes níveis nutricionais visando atender as várias fases de criação.
http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bov-Cabanha-18PB