Autor: Dr. Eduardo Lisbinski
Representante Técnico Comercial Puro Trato Nutrição Animal
A temporada de confinamentos está começando, principalmente pela retirada dos animais das pastagens de inverno e início do preparo da terra para o plantio das culturas de primavera/verão. Isto ocorre por dois motivos: - as pastagens de primavera estão com a capacidade de suporte baixa, pelo início de rebrote; - oferta de animais no mercado alta, consequentemente baixo valor pago pelo boi gordo. Desta forma, o pecuarista pode optar pelo uso do confinamento, com objetivo estratégico, para fugir do vazio forrageiro, ou melhorar o poder de barganha, segurando os animais por mais tempo na propriedade e esperar por um melhor preço da arroba.
Alguns cuidados devem ser observados na utilização desta estratégia:
1° Uso de formulações prontas: muitos pecuaristas realizam suas dietas pensando em economicidade e praticidade na hora da alimentação, na maioria das vezes perdendo dinheiro, principalmente pelo baixo aproveitamento e conversão alimentar da dieta. Além disso não cuidando os níveis de exigências nutricionais da categoria suplementada, comprometendo o desempenho produtivo dos animais.
2° Formulação de dietas: quanto mais opções de ingredientes disponível, melhor; quanto mais informações nutricionais sobre os ingredientes, melhor. Com a opção de vários ingredientes disponíveis para a formulação, e sabendo quais os valores bromatológicos destes ingredientes, pode-se formular uma dieta com o melhor custo benefício. Atendendo deste modo, as exigências nutricionais em proteína, energia, fibra, macro e micronutrientes, assim potencializando o desempenho produtivo.
3° Divisão de lotes: separar os animais em lotes por categoria, peso, sexo, idade, acabamento de gordura, e peso alvo de abate. Assim será possível formular uma dieta de acordo com o lote em questão, atender a padronização solicitada pelos frigoríficos nas carcaças, atingir bonificações e ter uma alta liquidez de venda com valor agregado.
4° Período de adaptação: A mudança de uma dieta é responsável pela alteração do perfil de microrganismos ruminais de degradação do alimento. Deste modo, uma correta adaptação a nova dieta fornecida pode significar em maiores ganhos de peso diário e menores distúrbios digestivos no período de confinamento. Indica-se a suplementação de forma crescente, sempre fazendo uma leitura de fezes e cocho limpo.
Outras questões, como preço dos ingredientes posto na propriedade, o uso de alimentos com restrição nutricional, custo operacional, devem ser considerados para que não haja nenhuma surpresa durante o período do confinamento e comprometa o sistema.
A Puro Trato Nutrição Animal oferece uma ampla linha de produtos para auxiliar o pecuarista a obter o máximo desempenho produtivo, e o melhor custo benefício no sistema de confinamento:
Puro Bov 32PB Alto Grão - Milho - http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bov-32PB-Alto-Grao-Milho
Puro Bov 20PB Alto Grão - Aveia - http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bov-20PB-Alto-Grao-Aveia
Puro Bov Confinamento e Semiconfinamento 14PB - http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bov-Confinamento-e-Semiconfinamento-14PB
Puro Bovi Confinamento - http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bovi-Confinamento
Puro Bovi Núcleo P. 55 - http://www.purotrato.com.br/produtos/Puro-Bovi-Nucleo-P-55
Rume Mix Puro Trato - http://www.purotrato.com.br/produtos/Rume-Mix-Puro-Trato
Consulte nossa equipe técnica e solicite uma visita a sua propriedade!